Podcast é um tipo de conteúdo transmitido ou gravado no formato áudio, geralmente dividido em partes ou episódios e disponibilizados em plataformas online de Streaming. São popularmente conhecidos como “programas de áudio online” e vêm conquistando grandes audiências no Brasil e no mundo.

Por ser um formato de mídia de fácil acesso, sua usabilidade atinge milhares de ouvintes, que consomem diariamente diversos programas de forma rápida em diversos ambientes e horários. Um Podcast pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar. Esse tipo de vantagem tem colocado o formato como um dos mais queridos daquele público que consome informação diária de forma rápida.

São milhares de ouvintes no mundo inteiro. Só no Brasil, os Podcasts já atingiram a marca de 50 milhões de ouvintes, sendo 16 milhões ouvintes ativos que se dizem fieis ao formato e reforçam a importância de dar vasão ao formato.

 

Como o Podcast surgiu?

Na década de 1980, antes mesmo da disseminação da internet de forma global e escalável, já existia um serviço nos Estados Unidos chamado RCS (Radio Computing Services). Esse serviço fornecia áudios de música e conversação para rádios. Naquela época, “rodar” um áudio não era uma tarefa tão simples assim, e essas rádios compravam esse serviço.

Porém o conceito de Podcast é algo bem recente, e atribuído em sua maioria ao ex-VJ da MTV, Adam Curry, que conseguiu criar o primeiro agregador de Podcast utilizando a linguagem de computador que funcionava através da interface do sistema operacional da Apple, a “apple script”.

Ele disponibilizou o código na internet com a intenção de obter ajuda de outros programadores. Foi aí que Dave Winer inclui o Enclosure, um elemento na especificação RSS 2.0 que diferenciou o Podcast dos audioblogs, vlogs e blogs, permitindo que o conceito fosse utilizado. O primeiro Podcast do Brasil foi lançando em outubro de 2004, conhecido como “Digital Minds”, de Danilo Medeiros, sobre tecnologia. Faz tempo, né?

Mas afinal, como fazer um Podcast de sucesso?

Se você chegou até aqui, já entende como os Podcasts surgiram, o motivo da sua disseminação, o porquê de serem tão requisitados e como eles podem auxiliar no seu dia-a-dia.

Se você está curioso em saber como criar um Podcast, preparamos um passo a passo rápido e completo para que fique claro o quanto é preciso investir de tempo e recursos para criar um Podcast assertivo, divertido e bem executado. Vamos lá?

5 Dicas para produzir um Podcast de sucesso

 1.Invista em um bom planejamento: sabemos que antes de agir, é necessário planejar. Qualquer ação exige planejamento, e se você deseja atingir seu público e obter sucesso com o seu Podcast, essa etapa é fundamental. É aqui que você vai definir o seu objetivo, seu formato de conteúdo e os principais elementos que vão permear o seu Podcast. Alguns deles, são primordiais no seu planejamento.  Confira:

  • Persona e/ou público alvo;
  • Tipo de conteúdo;
  • Nicho ou segmento;
  • Estudo de concorrência e como se diferenciar;
  • Tipos de convidados chamados para o podcast;
  • Estudo de CTA’s;
  • Landing Page;
  • Roteiro;
  • Onde fazer (estúdio profissional ou método caseiro).

 

2. Como e onde gravar? Se você fez um bom planejamento do seu Podcast, com certeza vai se questionar a melhor forma de realizar a gravação do seu conteúdo. Esse é com certeza um dos momentos mais aguardados, é a hora que o seu planejamento inteiro entra em ação, e se inicia de fato a produção do Podcast final.

Uma dica é: invista nesse passo do Podcast. Você pode ter feito um ótimo planejamento, ter um roteiro incrível, mas se a qualidade do seu áudio e da sua edição não forem ótimos, seu público não vai conseguir ficar conectado. É muito importante que ele seja gravado em uma sala com acústica, conforto, equipamentos profissionais e microfones super potentes. As vezes fica muito mais barato e inteligente investir em um estúdio profissional para gravação , garantindo a qualidade e a eficiência do produto final.

3. Edição:  Como alguns Podcasts não são um programa ao vivo, ele deverá ser precisamente editado, afinal, a ideia é que haja uma liberdade para seus convidados falarem e ao mesmo tempo ajustar todas essas ideias em um tempo determinado de forma totalmente incrível. E isso você consegue com uma boa edição. É necessária muita fluidez nos episódios e técnicas que ajudam a garantir mais qualidade ao áudio, como amplificação do som, compressão, redução de ruídos entre outras. Se você não é um editor profissional, pense em contratar uma produtora para realizar essa edição.

4. Publicação: Você planejou, gravou em um estúdio profissional, editou e agora precisa publicar e aguardar o resultado, certo? Escolha a melhor plataforma de áudio e fique sempre atento as regras e diretrizes de publicação para não ter o seu conteúdo violado ou excluído.

5. Divulgue seu Podcast: O último passo é divulgar  para que o mundo possa ouvi-lo. Isso pode ser feito no próprio site ou com uma Landing Page. Além disso, é mais do que indicado aproveitar a base de clientes e leads que conhecem o seu negócio, divulgando em mídias sociais ou em e-mail marketing. Se você ainda não tem uma base sólida, invista em um lançamento.